A expressão “liberdade financeira” tornou-se um termo comum em nossas vidas diárias.
É uma frase que ouvimos com frequência, um conceito que está muitas vezes em nossas mentes.
No entanto, é surpreendente perceber que raramente paramos para refletir sobre o que realmente significa liberdade financeira para nós, individualmente.
A liberdade financeira pode ter diferentes significados para diferentes pessoas.
Para alguns, pode significar ter uma casa própria, para outros, poderia ser a capacidade de viajar livremente, enquanto para muitos, pode simplesmente significar a capacidade de viver confortavelmente sem a preocupação constante de dívidas ou despesas.
Muitas vezes, percebemos que estamos em uma corrida constante, perseguindo um conceito de liberdade financeira que nem mesmo compreendemos completamente.
E esse é o problema. Se não sabemos exatamente onde queremos chegar, qualquer caminho parece adequado, e isso nem sempre nos leva ao melhor resultado.
Por isso, achei importante trazer à tona essa discussão hoje.
Precisamos nos questionar, entender o que liberdade financeira verdadeiramente significa para nós.
Somente através dessa compreensão poderemos traçar o caminho certo para alcançá-la.
Definição de Liberdade Financeira
Eu procurei a definição de Liberdade Financeira nos dicionários disponíveis na internet e o resultado que eu obtive foi: “o verbete não foi encontrado”.
Isso confirma minha intuição de que as pessoas estão falando sobre isso indiscriminadamente, mas não têm clareza sobre o que realmente estão dizendo.
Então eu procurei uma definição na internet que não fosse em um dicionário e encontrei:
Mas ainda assim, achei muito abstrato.
Falando assim parece ser uma coisa legal mas acho que não dá o real sentido para que possamos nos imaginar tendo essa tal Liberdade Financeira.
E é justamente por isso que achei importante realizarmos esta reflexão.
Como imagino ser
Entendendo que não temos uma definição única para Liberdade Financeira eu gostaria de elencar as características que eu imagino que ela pode dar a quem tenha.
- Ter dinheiro suficiente para poder viver de renda, mesmo que com um padrão que não seja alto. Ou seja, se o dinheiro que se tem investido gera uma renda que dá para se viver e ainda reinvestir uma parte de volta para não perder o poder de compra para a inflação , no meu ponto de vista já atingiu um dos quesitos para ter a Liberdade Financeira. É claro que isso não significa que a pessoa vai parar de trabalhar. Neste caso ela pode trabalhar menos ou com algo que a satisfaça mais.
- Ter tempo para fazer o que e quando se quer. Outro fator que acho ser um pilar para se ter a Liberdade Financeira é poder ter tempo para fazer uma viagem, um passeio ou até mesmo tirar um tempo para estudar. Isso não quer dizer que a pessoa não vai fazer nada na vida, mas sim que terá o poder de mexer em sua agenda para fazer o que quer ou precisa fazer sem grandes dificuldades. Até porque sabemos que sempre iremos ter compromissos, a vida é assim. Mas ter a liberdade de abrir espaços na agenda para fazer o que for mais prioritário quando quisermos, isso, atualmente, é um luxo para poucos.
- Ter saúde. Para ter saúde é necessário certos cuidados que, pessoas que não tem liberdade financeira, sofrem mais para conseguir manter. Como poder ter tempo para fazer exercícios com frequência, ter uma alimentação de qualidade e ter uma boa noite de sono – quem consegue botar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente sabendo que está endividado e está com dificuldades de sair dessa situação. Fora isso ainda tem os planos médicos que cada vez ficam mais difíceis de se manter.
- Liberdade geográfica. Não estar preso a um determinado local para trabalhar, para viver, ou para viajar é o sonho de grande parte das pessoas. Apensa de hoje em dia termos a palavra globalização como sendo uma das palavras da moda, a maioria das pessoas não tem a oportunidade de vivenciar outras culturas, aprender outros idiomas, conhecer outros costumes e forma de se viver e pensar.
Acredito que quando se atinge a Liberdade Financeira, por consequência quem a conquistou acaba tendo estas quatro possibilidades ao seu favor.
Isso não quer dizer que a pessoa irá usufruir de todas elas.
Isso quer dizer que se ela tiver sabedoria, o suficiente para perceber é possível aproveitar desses benefícios, poderá ter uma vida com esses privilégios.
E você?
Como você pensa ser a Liberdade Financeira?
Você consegue se imaginar usufruindo de todas as possibilidades que ela pode trazer em sua vida?
Se sim, então você chegou onde eu queria.
Agora que já imaginou e sentiu o gostinho dessa possibilidade, chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar rumo à sua tão sonhada Liberdade Financeira.
Deixe um comentário