Você que não pára de olhar seus investimentos derretendo dia após dia e está arrancando seus cabelos pela raiz de tanto desespero, calma, respire que este vídeo foi feito especialmente para você!
Hoje você vai entender porque os investimentos da bolsa estão tão baixos e porque, ainda em 2024, deve haver um recuperação desses números.
Portanto, não desespere que você ainda pode recuperar tudo que perdeu e ganhar ainda mais um pouco!
A influência dos juros
Os juros têm uma influência direta e significativa na performance da bolsa de valores, especialmente no curto e médio prazo.
Deixe-me te explicar de forma bem simplificada.
Pense nos juros como um termômetro do mercado.
Eles sinalizam se o clima está favorável ou não para os investimentos.
Quando os juros estão baixos, as empresas têm mais facilidade para obter crédito e investir em seus negócios, o que pode levar a um aumento nas ações.
Por outro lado, quando os juros sobem, o crédito fica mais caro, o que pode desencorajar investimentos e levar a uma queda na bolsa.
Receita e margem
Os juros também influenciam diretamente nas receitas e margens das empresas.
Quando os juros estão baixos, as empresas têm menos despesas com empréstimos e financiamentos, o que pode aumentar suas margens de lucro.
Isso, por sua vez, pode levar a um aumento no valor de suas ações, pois as empresas mais lucrativas são geralmente mais valorizadas pelo mercado.
Porém o inverso também é verdade.
Quando os juros estão altos, as empresas têm mais despesas com juros, o que pode reduzir suas margens de lucro.
Isso pode levar a uma queda no valor de suas ações, pois as empresas menos lucrativas são geralmente menos valorizadas pelo mercado.
Macroeconomia
Quando falamos de macroeconomia é o ramo da economia que se concentra no comportamento e desempenho de uma economia como um todo.
Ela analisa fenômenos econômicos amplos.
Um dos fatores que influenciam nossa taxa de juros estar alta sem grande espaço para cair são os juros dos EUA.
Como os Estados Unidos atualmente possuem uma taxa de juros entre 5,25% e 5,5%, isso limita a nossa capacidade de reduzir a nossa própria taxa de juros.
Isso é necessário para manter a cotação do dólar dentro de um patamar saudável.
Se diminuíssemos a nossa taxa de juros em um momento em que a taxa de juros dos EUA está alta, é provável que ocorra um fluxo grande de capital para fora do país, valorizando o dólar demais e causando desequilíbrios econômicos.
EUA
Agora, vamos olhar para os Estados Unidos, um dos principais atores na economia global.
Recentemente, os EUA divulgaram alguns dados de emprego que demonstram uma mudança significativa.
Finalmente, os números voltaram ao patamar que estavam antes da pandemia do COVID-19, incluindo uma queda significativa nas atividades, inclusive nos serviços.
E isso é uma ótima notícia pra nós!
E por quê? Porque isso indica que há uma possibilidade real de as taxas de juros americanas começarem a cair.
E isso, libera espaço para o Brasil começar a fazer o mesmo movimento.
Agora, imagina só a cena: a maior economia do mundo, os Estados Unidos, começando a baixar as suas taxas de juros.
Isso gera uma espécie de efeito dominó.
E o Brasil, vendo essa movimentação, pode seguir o mesmo caminho, abrindo possibilidades para um cenário mais favorável para os nossos investimentos.
Bolsa brasileira
No momento, a bolsa brasileira está apresentando um dos menores índices de Preço/Lucro (P/L) já vistos nos últimos tempos.
Isso significa que, em média, o preço que se paga por ação é baixo em relação ao lucro que essa ação pode gerar, quando comparado com o histórico da mesma.
Isso pode representar uma oportunidade de investimento, pois sugere que as ações podem estar subvalorizadas.
Até porque sabemos que a economia funciona em ciclos e depois de um ciclo de baixa geralmente inicia-se um ciclo de alta.
Mas, não querendo jogar um balde de água fria na sua cabeça, temos ainda que ver quanto tempo mais este ciclo de baixa ainda vai se manter.
Até porque existem um ponto que sempre foi e continua sendo o nosso calcanhar de Aquiles, que é a questão fiscal do Brasil.
Se não fizerem muita coisa ruim nesses quesito, podemos esperar uma recuperação dos investimentos e uma possível alta nas ações ainda em 2024.
Portanto, não se desespere, se você fez sua análise e acredita em determinada empresa porque ela tem bons fundamentos, aguarde até essa maré passar que você provavelmente será recompensado por isso.
Inclusive é justamente essa a mentalidade de quem investe com a estratégia Buy and Hold.
Investir em empresas com bons fundamentos e deixá-las fazer o seu trabalho, gerando valor e dividendos com o tempo.
Só assim, entendendo como você deve agir em momentos turbulentos como esse, será possível alcançar a tão sonhada Liberdade Financeira!
Deixe um comentário