PORQUE EU ESCOLHI O PROGRAMA DE CASHBACK AO INVÉS DAS MILHAS

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 23/02/2024

Compartilhe agora mesmo:

Em ocasiões anteriores, compartilhei que minha escolha foi o programa de cashback para ajudar a economizar dinheiro, uma opção que pode parecer contra intuitiva para muitos que optam pelo programa de milhas aéreas.

Eu até entendo que há alguns cenários onde o programa de milhas aéreas pode ser mais interessante, inclusive para quem viaja com frequência.

No entanto, hoje, eu vou explicar os motivos que me levaram a tomar essa decisão em favor do cashback.

Controle

Vamos começar com o ponto que considero ser o mais importante de todos: ter total controle sobre o benefício que se recebe.

No contexto das companhias aéreas, é nítido como o regulamento que dita como as milhas podem ser usadas, adquiridas e como os programas de milhagens funcionam, muda constantemente de acordo com a vontade das próprias companhias aéreas.

E, infelizmente, essas alterações são sempre feitas a favor delas, prejudicando a contraparte que são os milheiros (pessoas que acumulam milhas).

Essa instabilidade gera uma falta de certeza e previsibilidade, pois você nunca sabe se o regulamento de hoje será o mesmo amanhã.

Isso pode afetar negativamente uma negociação de milhas ou, pior ainda, prejudicar a programação de uma viagem dos sonhos que pode estar sendo planejada há muito tempo.

Na minha opinião, esse é um aspecto inaceitável e foi um dos fatores que me fez optar pelo programa de cashback em vez do programa de milhas.

Eu vejo constantemente notícias em sites especializados em milhagem o descontentamento com as mudanças que são feitas, cada vez ficando mais difícil utilizar este benefício, que no meu humilde ponto de vista, deveria ser respeitado.

Afinal de contas, que está com as milhas em sua carteira não conseguiu sem fazer nenhum esforço.

E este esforço para adquirir estas milhas deveria ser reconhecido.

Eu mesmo tinha milhas de uma determinada cia aérea que adquiri agora no começo de ano, do vôo que fiz para voltar do Japão e ao tentar utilizar essas milhas para converter em giftcard da Uber, minha conta foi bloqueada para verificação por 10 dias!

Para mim, a partir do momento em que eu adquiri um determinado benefício eu tenho que ter o poder e o direito de usufruir dele como e quando bem entender.

E esse foi um dos motivos que optei pelo programa de cashback.

A partir do momento que usei o meu cartão de crédito, comprei algo pela plataforma da Meliuz, ou pela loja do Banco Inter, eu recebo o cashback no percentual determinado e eu uso como e e quando quiser.

Inclusive vou deixar o link deles aqui pra você.

Prazo para utilização

O segundo ponto que considero essencial para ser levado em conta é o prazo para usufruir do benefício adquirido.

Em outras palavras, é o tempo que você precisa esperar para realmente usar o benefício que obteve.

Por exemplo, no caso das milhas aéreas, muitas vezes é necessário depositá-las em uma plataforma de vendas, se você quiser transformá-las em dinheiro.

Então, você precisa esperar de um a cinco meses, após o tempo necessário até acontecer a venda, para realmente receber o dinheiro.

Isso significa que você não tem acesso imediato ao valor das suas milhas.

Além disso, durante esse período de espera, pode ser que as regras mudem ou que o valor das milhas diminua.

Por isso, neste caso, eu particularmente prefiro uma opção que me permite receber o dinheiro imediatamente.

Com o dinheiro em mãos, posso dar um destino para ele rapidamente; normalmente direcionando para um investimento.

Já mostrei em um vídeo anterior como faço isso, especificamente no vídeo em que compartilhei quanto eu ganhei de cashback no mês de janeiro de 2024.

Além disso, é fundamental lembrar que o aspecto mais importante de tudo isso é a disponibilidade do dinheiro.

Quando eu coloco meu dinheiro em um investimento, como no Tesouro Direto, por exemplo, eu tenho a liberdade de sacá-lo a qualquer momento que eu quiser ou precisar.

Isso me dá uma segurança e uma flexibilidade que, na minha opinião, é incomparável com o programa de milhas aéreas.

Dinheiro é a melhor moeda de troca

Embora seja possível utilizar as milhas para adquirir diversos produtos e serviços nas lojas dentro das plataformas das companhias aéreas, ao ter dinheiro em mãos, as possibilidades se multiplicam.

Com dinheiro disponível, você tem a liberdade de escolher onde e como gastar.

Quando falamos em descontos e ofertas, ter dinheiro proporciona uma maior capacidade de aproveitar essas oportunidades.

Isso ocorre porque, com dinheiro, você não está limitado às lojas ou produtos específicos oferecidos pela plataforma de milhas da companhia aérea.

Eu costumo usar a Meliuz e o Banco Inter, mas fora isso existem inúmeras plataformas de cashback disponíveis no mercado atualmente.

Cada uma delas oferece percentuais de cashback diferentes, podendo ser vantajoso usar uma plataforma para determinado tipo de compra e outra para outra compra.

Com dinheiro, você tem a flexibilidade de escolher a plataforma que oferece o melhor cashback para cada situação.

Outro ponto importante é o custo-benefício.

Com dinheiro, você tem a liberdade de fazer pesquisas de preços, comparar produtos e serviços e decidir onde e quando comprar, de acordo com o que for mais vantajoso para você.

Em contrapartida, ao usar milhas, você está limitado às opções oferecidas pelas plataformas das companhias aéreas.

Muitas vezes, estas opções podem não ser as mais vantajosas ou aquelas que oferecem o melhor custo-benefício.

Por fim, ter dinheiro em mãos amplia seu leque de opções de produtos e serviços. Até mesmo na hora de comprar uma passagem aérea, tendo em vista que você pode comprá-la com dinheiro através de uma plataforma que negocia a venda através de milhas de outras pessoas.

Em vez de ficar restrito às lojas e produtos disponibilizados pelas companhias aéreas, você tem a liberdade de escolher entre uma variedade muito maior de alternativas.

Isso garante que você sempre obtenha a melhor oferta e o melhor valor pelo seu dinheiro, inclusive podendo comprar equipamentos eletrônicos quando for viajar para o exterior, por exemplo.

Temos que ter um pensamento mais questionador na hora de lidar com o nosso dinheiro, pois só assim poderemos alcançar a tão sonhada Liberdade Financeira!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!